Quantcast
Channel: Ducs Amsterdam
Viewing all articles
Browse latest Browse all 13

Datas especiais, feriados e eventos em Amsterdam na Holanda

$
0
0

Saber o que está rolando no país em que se mora ou se pretende vistar é uma coisa que, concordamos todos, é bem útil. Mas fazer uma lista simples, nhé, nhé, nhé, seria chato. Dia isso acontece aqui, dia aquilo acontece isso, zzz... zzz..

Então, resolvi colocar as datas com uma explicação legal do que é e, claro, com fotos (tem suas vantagens estar a mais de 4 anos no país). Espero que você se divirta lendo e, no fim, mesmo que nem venha pra Holanda, tenha aprendido um pouquinho sobre esse país que, de tão legal, a minha filha nasceu nele. (Heh, deixa eu ser um pai babão, vai).

Mas chega, bora com as datas.

Bandeira da Holanda

Daqui pra baixo, a holandesice tremula livre

Janeiro

Dia 1° (feriado): Nieuwjaarsduik — O mergulho do Ano novo

Como assim, você pergunta, mergulho? Não é inverno na Holanda? Sim, é, e os holandeses comemoram a alegria de ser holandês pulando em plena friaca no gélido Mar do Norte.

Eu tô falando sério. Sério como um ataque de hipotermia.

O mergulho é feito ao meio dia (ah bom! como se resolvesse muito) em diversas praias do país, mas a mais badalada é Scheveningen, a famosa praia em Haia. Às vezes algumas praias cancelam o mergulho porque, tipo, o mar congelou.

Cê sabe que o mar congela quando a água está com temperatura negativa, né? Tem a ver com sal. Eu fico me perguntando, a que temperatura será que o seu sangue congela nas veias. Dia primeiro é um bom dia na Holanda pra você tentar descobrir.

Hey, pular ondinha no ano novo é tradição, né? Inspire-se:

Praia nevada na Holanda

E aí, parece apetitoso? Tá com vontade de pular? Dia 1° de janeiro é sua chance!

Para os sobreviventes, dia primeiro de janeiro é feriado...

Fevereiro

Nada muito emocionante rola em fevereiro. O frio, que está desde novembro passado confortavelmente instalado no sofá da sua casa tomando suas cervejas e fazendo trocadilho ruim, finalmente dá aquele bocejo, faz que vai levantar te enchendo de esperança, vira e diz:

— Cara, vamos assistir um filminho? Tava pensando na versão estendida do Senhor dos Aneis. Bora?

Resmungando, os holandeses navegam na net olhando fotos da Espanha ensolarada.

Se você der sorte, os canais congelam o suficiente pra liberarem a patinação — evento extremamente raro, que pode ocorrer a qualquer dia do inverno.

Amsterdam: canais congelados

"Do que *você* tá reclamando? E eu que tenho de pousar nisso sem sapatos?"

Ah, os canais de Amsterdam só foram fechados pra patinação uma vez desde que vim morar aqui em 2007. Foi no fim de semana que fui pra Berlim. Valeu, perdi. Gigantesco suspiro.

Março

Segunda quinzena: Abre o parque Keukenhof

Onde é possível ver as tulipas! Ainda é meio cedo pra ir, eu recomendo ir em abril, quando o parque está no auge. A data exata de abertura varia. Descubra no site oficial do parque: www.keukenhof.nl

Alguma época entre março e abril (feriado): Eerste Paasdag e Tweede Paasdag - Páscoa

Sendo uma cultura cristã, a Páscoa é feriado aqui na Holanda. Ela é dividida em dois dias, daí os nomes: primeiro (eerste) e segundo (tweede) dia de Páscoa (paasdag). O primeiro dia é o que nós conhecemos por Domingo de Páscoa e o segundo, bem, e á segunda-feira.

Já parou pra se perguntar como que é decidido o dia da Páscoa? Super simples: é o primeiro domingo depois da primeira lua cheia depois do dia do equinócio de primavera (do hemisfério norte). Equinócio é o instante em que o sol cruza o equador celeste, ou seja, naquele dia o dia e a noite tem durações iguais.

Tá bom, eu menti, não é simples. Melhor largar o telescópio e ir olhar um calendário...

Abril

Mês todo: tulipas!

Agora sim, a primavera entrou. O tempo começa a ficar bom, as temperaturas agradáveis, esse é o mês ideal pra visitar o Keukenhof. Março é muito cedo e maio é muito tarde, com um monte de flor já tendo sido podada (o preço da entrada, ah, esse eles não podam não). Se você ainda não foi ao site, te dou mais uma chance: www.keukenhof.nl

Dia 27: Koningsdag - O Dia do Rei!

Essa é a festa da Holanda e Amsterdam é o lugar pra comemorá-la. O Dia do Rei é o dia nacional holandês, onde todo mundo sai de laranja pra fazer uma festa-baderna tamanho cidade, especialmente em Amsterdam. É tipo uma balada ao ar livre durante o dia todo, e se me perguntar acho muito civilizado comemorar o dia do patriotismo com uma baladona gigante em vez de, sei lá, desfiles militares, por exemplo. Desculpa, França, mas é o que eu acho.

Leia mais: Dia do rei na Holanda

Queen's day 2010 - Koninginnedag

O Dia da Rainha é feriado na Holanda e se não fosse nenhum holandês trabalharia do mesmo jeito.

Maio

Dia 4: Nationale Dodenherdenking - Dia Memorial aos Mortos

É um dia sóbrio, sério, onde é comemorada a memória dos que tombaram vítimas das guerras, especialmente da Segunda Guerra Mundial. Há um ritual em Amsterdam, onde a Rainha deposita flores aos pés do Monumento Nacional no Dam e então o país todo observa dois minutos de silêncio (mesmo! Até os trens param por 2 minutos) das 20h00 às 20h02. Tome aquela pilulinha de semancol e fique em silêncio também.

Leia mais: Dia memorial dos mortos na Holanda

Memorial aos mortos - Amsterdam

Dia 5: Bevrijdingsdag — Dia da Libertação

Ok, chega de seriedade. No dia seguinte os holandeses comemoram a libertação do país do jugo nazista pelos canadenses na Segunda Guerra. Discursos, shows e alegria generalizada tomam a cidade.

Você vai ler em diversos lugares que é feriado a cada cinco anos (eu mesmo ouvi isso de holandês, mas na verdade oficialmente o Bevrijdingsdag é, apesar de ser uma data comemorativa oficial, é ponto facultativo, com folga a ser determinada entre empregados e patrões. Na prática, todo mundo que pode pilantrar no trampo sai pra comemorar e o dia não é dos mais úteis não...

Exatos 40 dias depois da Páscoa (feriado) — Hemelvaartsdag - Ascenção de Jesus

O carnaval é quarenta dias antes da Páscoa, e Hemelvaartsdag é quarenta dias depois. Mais um dos feriados religiosos da Holanda.

Segundo sábado de Maio: Landelijke Molendag - Dia Nacional do Moinho

Esse é o dia de matar sua curiosidade sobre moinhos! Centenas de moinhos no país todo ficam abertos pra visitação pública. É bem legal! Quando descobri esse dia eu fiquei esperando o Dia Nacional da Tulipa e o Dia Nacional do Tamanco e o Dia Nacional de Reclamar de Tudo, mas eles nunca vieram…

Moinho de vento na Holanda

Clichês até onde a vista alcança

Se bem que todo dia é dia de reclamar. :)

Leia mais: Se quiser ver moinhos em outros dias, recomendo Kinderdijk, Patrimônio da Humanidade , local com 19 moinhos de vento na Holanda (a foto anterior foi tirada lá).

Junho

Começo do mês até lá pelo meio de agosto: Vondelpark Openluchttheater - Festival de teatro ao ar livre do Vondelpark

Se você precisava de uma desculpa pra ir ao Vondelpark, meu parque preferido no mundo todo, aqui está uma das boas. O festival tem programação intensa de música clássica, teatro, dança e mais. Vá ao Vondel o ano todo, mas se for verão, dá um bico na programação e veja se não tem algo legal pra você (link em holandês).

Leia mais: Vondelpark, meu parque preferido em Amsterdam

Openlucht Theater - Vondelpark

Esse é o local do festival

Terceiro fim de semana: Open Tuinendagen - Dia Aberto dos Jardins.

Cerca de 30 jardins particulares em Amsterdam abrem suas portas pra visitação pública e você descobre diversos refúgios que nem desconfiava que estavam lá. http://www.opentuinendagen.nl/

50 dias depois da Páscoa (feriado): Pinksteren - Pentecostes

A Wikipedia me ensinou que o Pentecostes comemora "a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo". Eu não tenho muito a acrescentar sobre isso. É feriado aqui na Holanda.

Julho

Começo do mês: Over het IJ Festival

Um festival com teatro, música e artes plásticas em estaleiros no norte de Amsterdam. Eu mesmo nunca fui, mas é bem famoso aqui. Parece interessante!

Site: http://www.overhetij.nl/

Meio do mês: North Sea Jazz Festival

Em Rotterdam, um festival de música altamente conceituado (é o maior festival de jazz indoors do mundo!) com o fino da música internacional. É caro e quem foi garante que vale tranquilamente. A Bailandesa vai todo ano e recomenda muito!

Site: http://www.northseajazz.com/en

Agosto

Começo do mês: Pride Amsterdam - Parada Gay de Amsterdam

A outra festa tamanho cidade do ano (a primeira, claro, é o Dia da rainha). A cidade lota pra celebrar a diversidade e tolerância e mandar um aviso bem claro: essa festa vai ficar aqui mesmo, e você duas opções: se irritar no seu canto ou cair na festa junto com todo mundo. Quer um conselho? Caia na festa que todos ganham mais. (Não perca as olimpíadas Gay que rolam no fim de semana da festa).

Site: http://www.amsterdampride.nl/
Leia mais:
Dia do orgulho gay em Amsterdam

Segunda metade do mês: Grachtenfestival - Festival dos canais

Esse é bem legal e descobrimos por acaso. Andando pelos canais, começamos a ouvir música clássica. Eram apresentações de orquestras em cima de barcas atracadas nos canais do centro. Muito legal. O festival esteve ameaçado, mas felizmente deu tudo certo no final e 2012 está garantido.

Site: http://www.grachtenfestival.nl/

Setembro

Começo do mês: IBC - Congresso de profissionais de entretenimento

Eu to pondo esse congresso aqui não pra te recomendar que vá, mas pra avisar: esse é um dos principais motivos de os hoteis lotarem nessa época e você ter de pagar uma fortuna num quarto. Isso se achar.

Além disso, existem muitos outros congressos, então, se você está planejando vir em setembro, reserve o hotel com muita antecedência!

Segundo fim de semana do mês: Openmonumentendag - Dia Aberto dos Monumentos

Parecido em conceito com o Dia dos Moinhos e dos Jardins (ver acima), esse dia tem diversos monumentos tombados na Holanda abertos pra visitação pública. Pra quem curte história (quem não?).

Site: http://www.openmonumentendag.nl/

Terceira terça-feira do mês: Prinsjesdag

Esse é o dia da abertura oficial no ano político na Holanda. O parlamento reabre, é apresentado o orçamento da nação pro ano que se inicia (infelizmente, desde 2009, só más notícias nesse departamento). Tem também o discurso do trono: a Rainha sai do seu palácio em Haia (fica na Noordeinde, uma das coisas legais pra se ver em Haia) em… prepare-se… uma carruagem de ouro!

Sempre achei bizarro o parlamento discursar que o orçamento tá apertado e estamos todos sem grana logo depois da rainha desapear de uma carruagem de ouro, mas sei lá, cada povo com seu costume.

Carruagem de ouro - Prinsjesdag

Desculpem aí, mas tô sem trocado hoje

Enfim, a carruagem chega na sala do trono, onde a Rainha discursa pro Reino, dando um status da situação geral. A sala fica cheia de VIPs e as mulheres disputam quem tem o chapéu mais extravagante (sabe cumé, se não pode usar coroa, elas também vão à forra). Um dia importante na Holanda.

Leia mais: Política na Holanda

Outubro

Meio do mês: Amsterdam marathon - Maratona de Amsterdam

Confesso que correr não é comigo, mas uma galera curte. Se é a sua praia, vale a pena.

Site: http://www.amsterdammarathon.nl/

Último fim de semana do Mês: PINT Bokbierfestival - Festival de cerveja bock

Cerveja Amsterdam

O festival rola no prédio antigo da bolsa de valores em Amsterdam. Esse ano foi meio chocho, eles aumentaram bastante o preço e o copo de brinde, que era muito legal, ficou bem menos legal. Mas ainda assim, vale: dá pra experimentar diversas cervejas diferentes e ainda aproveitar o prédio legal, pelo menos enquanto você estiver sóbrio.

Leia mais: Guia dos melhores lugares pra cerveja em Amsterdam

Novembro

Primeiro sábado do mês: Museumnacht - A noite dos museus

Essa é bem legal e bem popular. Um monte de museus em Amsterdam abrem as portas durante a noite com programação especial madruga adentro. Você compra o ingresso que vale pra todos e sai a rolar pela cidade descobrindo museus. Espere frio e muitas filas, e não espere programas contemplativos paradões. Vou exemplificiar:

Na noite dos museus de 2009 eu amanheci o dia dentro da Nieuwkerk, a igreja no Dam, dividindo minha atenção entre uma exposição sobre os segredos de Omã e uma rave que rolava com pessoas dançando música eletrônica sobre as antigas sepulturas de pessoas que morreram há mais séculos do que existe o Brasil.

Site: http://www.n8.nl/

Dia 11: Sint-Maarten

Essa tradição é super bonitinha: as crianças vestem fantasias e saem de noite segurando lanternas. Daí elas tocam as campainhas e, quando atendem, cantam musiquinhas tradicionais. Em troca, ganham docinhos. Alguns chamam de "halloween holandês", mas não é bem a mesma coisa. Não tem aquele elemento forte de terror e tal. Eu acho lindo de ver. Se você estiver na cidade, repare.

Leia mais: As criancinhas na festa de Sint-Maarten

Segundo domingo do mês: Chegada do Sinterklaas em Amsterdam

Chega o Sinterklaas, o papai noel holandês, vindo da… Espanha? Ok, ok, eu sei, a história é complexa, mas eu expliquei direitinho nesse artigo sobre Sinterklaas.

O dia de Sinterklaas é em dezembro, mas ele chega antes pra andar pela Holanda, e esse dia tem um grande desfile na cidade. É bem bonitinho.

Dezembro

Dia 5: Sinterklaas (Pakjesavond)

Esse é o dia de Sinterklaas na Holanda! A noite dos presentes, crianças e adultos se reunem numa festa em família bem "gezellig" (é uma palavra holandesa que, como saudade em português, não se traduz. Seria algo próximo de "aconhegante", mas…)

Por motivos óbvios, é uma data importante pra todos os holandeses, que tem memórias carinhosas da sua infância quando achavam que o pai deles era o homem mais forte da Holanda, o Sint visitava todos os lares batavos e que um dia a Holanda seria campeã da copa do mundo

Leia mais: Hoje é dia de Sinterklaas

Dias 25 e 26 (feriado): Kerstmis - Natal

No Brasil, a véspera de Natal é muito importante: tem a ceia, tem amigo secreto, tem o tio fazendo piada se o pavê é pra ver ou pra comer, aquela tradição que todos conhecem.

Na Holanda, porém, os dias importantes são o dia 25 e o dia seguinte, 26! A véspera é dia normal aqui. Já o dia 26 é tão importante que é até feriado e chamam de "segundo dia de Natal" (tweede kerstdag). Isso não é exclusivo da Holanda: no Commonwealth (manja? Reino Unido, Canadá, Austrália, enfim, o ex-Império britânio) também é feriado, e é chamado de "boxing day".

O Natal mais interessante que passei na Holanda foi também o primeiro: eu e Carla estávamos sozinhos, recém-chegados do Brasil, e resolvemos viajar pro extremo norte da Holanda, numa cidade chamada Groningen, em pleno invernão. Que saber o que achamos lá? Leia aqui: Natal em Groningen.

Natal em Amsterdam

Dia 31: Oude & Nieuwjaar - Ano novo, Reveillon

A tradição bonitinha é comer olliebolen, um bolinho frito holandês (olliebol quer dizer "bola de óleo", então cê tira uma base de quão gordurento é. E, portanto, bem gostoso).

Oliebollen 

A tradição menos legal é abusar da liberação da queima de fogos e recriar um cenário pós apocalíptico digno de Mad Max, Além da Cúpula do Trovão. Os fogos são soltos sem a menor consideração pela saúde dos outros (e de si mesmo). Infelizmente atos de vandalismo são meio comuns também.

Yeah, na virada do ano é legal ficar em lugar abrigado, com pessoas queridas, quentinho e feliz que no dia seguinte, começa tudo de novo na bela cidade de Amsterdam.

Feliz 2009! :)

Se você está planejando uma viagem pra Holanda, o meu Guia Ducs Amsterdam é imperdível, dá uma olhada.

O artigo Datas especiais, feriados e eventos em Amsterdam na Holanda foi retirado de Ducs Amsterdam.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 13